Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Offset das rodas. O que significa?

Há tempos estou devendo uma explicação sobre offset. Agora, que estou escolhendo rodas para o Opala que estou restaurando, me lembrei do assunto e resolvi esclarecer.

Offset é uma medida que determina a posição da roda com relação ao cubo (ou flange) onde a roda é aparafusada.

O offset pode ser neutro, positivo ou negativo. O offset faz
parte do dimensionamento da suspensão e da geometria da direção de um carro. Para um mesmo carro, ao escolher uma roda, é importante procurar obedecer às especificações do offset original. A alteração desta grandeza, além de tirar as características originais do projeto (podendo levar à sobrecarga), também pode levar a que o pneu raspe no pára-lamas.

Vale observar o desenho esquemático abaixo, para facilitar o entendimento.



No offset negativo, a face interna do pneu está mais perto da parte mais interna do pára-lamas, podendo raspar ao fazer curvas. Já no offset positivo, a face externa do pneu estará mais próxima da borda externa do pára-lamas (mais fácil de ser observado), mas igualmente problemático se ficar raspando.

Nas rodas com offset positivo, a face (ou miolo) da roda, está próxima do plano externo do pneu, dando aquela aparência "chapada". 



Já nas rodas com offset negativo, a face (ou miolo) da roda, está longe do plano externo do pneu, dando aquela aparência côncava. 



Nenhum comentário: