Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Mais uma bobagem de um "especialista"...

Hoje no rádio do carro ouvi mais uma pérola de um "especialista" em carros.

A ouvinte perguntou se estava fazendo certo ao colocar o Palio dela em ponto-morto ao se aproximar do sinal, com objetivo de economizar combustível.

A resposta do "especialista" foi que ela economizaria combustível com a prática (ERRADO!), mas que seria muito pouco. Ele também disse que a prática diminuiria a segurança (CERTO!) e portanto, não valeria a pena...

Esclareço: ao colocar o carro em ponto-morto, todos os sistemas do motor são "empurrados" pela queima do combustível (atrito interno, bomba de água, bomba de óleo, etc). 

Quando o carro está em desaceleração e engatado, o sistema de combustível corta o fluxo e o motor e seus sistemas, vão sendo "empurrados" pela inércia do carro em desaceleração. Neste caso existe pequena economia de combustível, já que durante a desaceleração o consumo é zero. 

O mesmo vale para quando você desce uma serra engatado, o motor funciona, mas não consome combustível (na serra a economia é significativa!).

Nenhum comentário: