Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Performance do sistema de arrefecimento do motor.

A avaliação da performance do sistema de arrefecimento dos motores é feito pelos fabricantes e entidades certificadoras por intermédio de um teste chamado de ATB ("air to boil").

Neste teste, o veículo em condições normais de uso, é colocado em baixa velocidade (primeira marcha) e com uma grande carga rebocada (normalmente um veículo maior, carregado, engrenado e eventualmente acionando os freios).

Nestas condições limite, são medidas as temperaturas do ar, da água e do óleo. O sistema de arrefecimento, nestas condições extremamente adversas e por um tempo determinado, deve manter a temperatura da água abaixo da especificação máxima (diferencial acima da temperatura ambiente durante o teste e abaixo da temperatura de ebulição para a pressão de operação do sistema).

Superar este teste é o que garante que o motor não será danificado caso o carro fique por longos períodos parado num engarrafamento, ou suba uma serra, num dia escaldante, seguindo um lento caminhão.

O teste é feito em pista, mas pode ser simulado em túnel de vento, dotado de dinamômetro de rolo.

Nenhum comentário: