Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Luz do óleo acendendo (2)

Vários leitores, com carros diferentes, tem enfrentado este problema, que já comentei aqui no BLOG no ano passado (leia em http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2012/04/luz-do-oleo-acendendo-em-marcha-lenta.html). Como os sintomas de cada carro são diferentes, vou fazer um comentário complementar e bem generalista.

Quando a luz de óleo acende, duas podem ser as razões:

- o pressostato está com defeito e faz a luz acender quando tudo está normal.
- o pressostato está funcionando e há baixa pressão de óleo no motor.

Qualquer uma das opções requer ação do motorista.

Se o pressostato não está funcionando corretamente, precisa ser trocado, afinal, ele é que dá a indicação sobre problemas de lubrificação no motor.

Por outro lado, se ele está funcionando corretamente, ao acender ele pode indicar que o nível de óleo está baixo, que o óleo está perdendo suas características de lubrificação (por uso severo ou muita quilometragem), que há um entupimento no sistema de lubrificação, ou ainda que a bomba de óleo está com funcionamento abaixo do padrão.

Qualquer uma das alternativas acima requer ação imediata de troca de óleo e/ou reparo por parte do motorista, sob risco de ter avarias mais sérias e generalizadas no motor.

Nenhum comentário: