Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


sábado, 12 de janeiro de 2013

Cuidado com os pneus de uso misto.

Publiquei neste blog duas avaliações do meu Suzuki Gran Vitara. Para quem leu, deve ter notado que apontei poucos defeitos no carro, mas na segunda escrevi "Os largos pneus aro 17, de uso misto, deslizam com facilidade no asfalto muito molhado, mas a característica não se agravou com a quilometragem.".

Com apenas 21 mil quilômetros os pneus já estavam chegando na marca TWI (indicador de desgaste) e resolvi trocar os quatro de uma vez

Como praticamente só ando no asfalto, resolvi optar por pneus mais "estradeiros" e escolhi os da Yokohama (também 225 65 17).

Estruturados com apenas uma malha de aço, eles devem ter menos capacidade de resistir às pancadas do fora de estrada, mas o desenho da banda de rodagem diz ao que veio nas ruas e estradas em dias de chuva. O carro passou a ter muito mais aderência ao solo e ficou muito mais seguro.

As escapadas ao passar em lâminas de água acumulada acabaram, o trafegar em pisos molhados ficou incomparavelmente mais tranquilo.

Curiosamente, o nível de ruído dos pneus com o solo diminuiu pouco, talvez por conta do já baixo nível de ruído produzido pelos Bridgestone de uso misto que equipavam originalmente o carro.

Agora comparando o comportamento dinâmico do Suzuki com pneus de uso misto e pneus de asfalto, deixo o alerta: tomem cuidado com seus carros equipados com estes pneus e, pensem com cuidado na hora de trocar os pneus, se você vai pouco para a terra, opte por desenhos mais adequados para o asfalto.

A diferença de segurança é enorme!  

Um comentário:

Unknown disse...

Prezado Ronaldo, tenho um Grand Vitara 2011/12 4x2. Dois anos atrás, numa rodovia, quase morre a família toda num acidente gravíssimo que, por Deus, ninguém se machucou, quase que nem mesmo o carro.

Pensei até em trocar o carro, mas, após muita pesquisa me parece que o maior problema são os pneus originais (Bridgestone).

No caso dos Yokohama, porém, há uma reclamação no "Reclame aqui" sobre ressecarem e soltarem pedaços, isso numa Frontier, me parece.

Você, por favor, relatar mais sobre sua experiência com os Yokohama, agora, depois desse maior tempo de uso ?

Grato antecipadamente,
Frank

frank.jaires@gmail.com