Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


domingo, 30 de setembro de 2012

Sites interessantes sobre carros brasileiros.

Para quem tem Nissan, vale a pena visitar o site www.nissanclube.com.br .

Para quem gosta de tuning, vale a pena visitar o http://forum.oktaneclub.com .

Para quem gosta do Celta, visite o www.celtaclube.com.br .

Para quem gosta da marca VW, vale a visita no www.vwcluberj.com.br ou no www.fuscaclube.com.br .

Para os saudosos, vale a visita no variado site  www.opalaclube.com .

sábado, 29 de setembro de 2012

Você já viu um Corolla quebrado?

A propaganda é ótima, mas a verdade não é bem assim....

video

...ainda que seja mesmo raro ver um parado na rua.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O 308 é uma opção até 65 mil?

A Patrícia, que está em dúvida de que carro comprar junto com o marido (ver post edm http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2012/09/carro-familiar-ate-r-65-mil-qual-comprar.html), me fez a seguinte perguntas:

"Vi o Peugeot 308 e achei uma opção bastante interessante, além de caber no nosso bolso. O porta-malas tem um bom tamanho tb. Qual sua opinião sobre o carro? Caso ache uma boa opção, com cambio manual ou automático? 1.6 ou 2.0?"




Minha resposta:

Patrícia e Cia. O Peugeot 308 é um hatch muito bonito, mas achei que vocês precisavam de mais espaço. Tem garantia de 3 anos, mas deve ser vendido antes dela expirar, pois a manutenção é bem cara e o valor de revenda cai muito depois de expirada a garantia de fábrica.

Se você estava falando do sedan 408, aí sim será um up-grade,o carro é espaçoso e bem acabado. Se o orçamento permitir, o 2.0 com câmbio automático será a melhor escolha, pois vai trazer muito prazer de dirigir e melhor facilidade de revenda no futuro.

Não esqueça, com o tempo, as versões de entrada tendem a ficar com o preço parecido com as versões topo. Mas as versões topo tem maior liquidez.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Sandero Stepway na revisão de 20.000 km...

Esta semana levei o Sandero Stepway para a revisão de 20.000 km.

Foram poucas as reclamações:

- estalo ao esterçar a direção
- vibração na capa do airbag do motorista
- barulho no cano de descarga (aparentemente fixação)
- ar condicionado com baixo rendimento
- dificuldade de dar partida no carro quando ele já foi ligado e está quente

Tudo simples. Para você que já leu as duas avaliações que fiz deste mesmo carro, deve ter reparado que dois deles são recorrentes. Tinham sido analisados e amenizados na revisão de 10.000 km, mas voltaram a aparecer. Nada que atrapalhe o uso, mas que precisavam ser resolvidos.

A revisão que normalmente é feita em um dia, teve a entrega adiada para o dia seguinte, por conta das cinco demandas. Só o barulho na descarga não foi resolvido, mas já soube que é característica desta plataforma da Renault (Sandero e Logan).

Não posso deixar de comentar a prática irritante e recorrente que a concessionária da Barra da Tijuca não dispensou...um "especialista" me ligou para dizer que o chefe da oficina tinha detectado a necessidade de 3 serviços extras (limpeza de bicos injetores, troca do fluido de arrefecimento e higienização do sistema de ar condicionado). Dos 3 nenhum era de fato necessário! Pura enrolação!   Uma limpeza ou no máximo a troca do filtro do ar condicionado seria o suficiente, mas o engraçadinho tenta empurrar para o cliente serviços mais caros e desnecessários.

Um abuso!

Em tempo, o Sandero continua com as mesmas muitas qualidades e os mesmos poucos defeitos que apontei nas duas avaliações que fiz neste BLOG.

domingo, 23 de setembro de 2012

Hyundai Tucson é mesmo o melhor? Não!

A Hyundai está veiculando um anúncio na TV que deveria ser cortado pelo CONAR. Em frases isoladas a Hyundai deixa a entender que o Tucson foi o escolhido como melhor compra entre mais de 5.000 carros, numa comparação feita pela revista Carro Hoje (revistacarrohoje.com.br).

Todas as frases do anúncio são verdadeiras, mas colocadas em sequência, dão aquela falsa idéia ao expectador.

Na realidade a revista fez um trabalho interessante, pontuando quesitos de 588 carros, divididos por faixas de preço. Somando todas as avaliações de cada quesito de todos os carros, foram feitas mais de 5000 avaliações (e não 5000 carros).

Na faixa de preço em que se encaixa o Tucson (de R$ 60.001 a 70.000), ele foi de fato o vencedor, entre os 5 modelos analisados (Ford Ranger e Ecosport 2.0, Chevrolet Cruze e Fiat Bravo foram os concorrentes diretos).

E esta é a verdade do anúncio. O Tucson foi o vencedor na sua faixa de preço.

No meu entender a equipe de Marketing da Hyundai extrapolou. Forçou a barra.

A marca não precisa disto, já tem bastante credibilidade no mercado brasileiro para usar de um subterfúgio desta natureza. Com esta postura, parece que está com medo e corre risco de cair no ridículo.

sábado, 22 de setembro de 2012

Preço dos carros no Brasil, que absurdo!

Nem tudo o que está neste vídeo está precisamente calculado, existem exageros, mas exageros mesmo são o lucro das montadoras e os impostos cobrados no Brasil.

Vejam o vídeo

video

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dicas para alugar um carro no exterior (2).

Já falei sobre o assunto no POST publicado em http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2012/02/dicas-para-alugar-um-carro-no-exterior.html, mas acho que vale a pena voltar a ele para dar uma dica adicional.

Algumas locadoras estão oferecendo dois padrões de tarifa:

- na tarifa 1 você contrata apenas o aluguel do carro e contrata separado os seguros e taxas. 
- na tarifa 2, além do aluguel, estão inclusos taxas e seguros. 

Se você vai contratar os seguros, opte pela tarifa 2. Se não vai (o que não recomendo) opte pela 1. Esta segunda vale para aqueles que tem convênios ou benefícios do cartão de crédito que oferem os seguros sem ônus (verifique antecipadamente com a sua operadora).

Lembre, não deixe de ter seguro na locação de carro. É caro, mas o aborrecimento no caso de um sinistro é sempre maior.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Capacidade de reboque.

Um leitor que consultou o POST sobre peso bruto (http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2012/02/o-que-sao-o-peso-em-ordem-de-marcha-e-o.html), perguntou se na carga total estava computada a carga do reboque.

Não está. Ainda que o valor seja pequeno, como comenta o leitor, a carga máxima diz respeito somente ao peso do motorista, passageiros e bagagens.

Num carro de porte médio a carga rebocável é de cerca de 500 quilos. O leitor pergunta "qual a razão da carga ser tão pequena, se eu empurro um carro de uma tonelada sozinho?". A limitação está relacionada às cargas dinâmicas impostas pelo reboque ao carro num trajeto em velocidades elevadas.

O reboque não influencia apenas a capacidade do carro acelerar e subir ladeiras. Outras influências menos explícitas, mas não menos importantes, estão ligadas às capacidades de frenagem e de contornar curvas e desvios eventuais.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Cuidado ao parar o carro numa ladeira!

Você já deve ter parado seu carro numa ladeira e puxou o freio de mão. Sem a devida atenção, é comum que não se puxe a alavanca até o final. 

Como o freio de mão atua somente nas rodas traseiras, com o sistema aquecido pelo uso, mesmo sem puxar até o final, o freio de mão "pega" e imobiliza o carro.

Passado algum tempo, o sistema esfria e a lona diminui a pressão sobre o tambor, soltando o carro ladeira abaixo... um perigo!

Esta não é uma daquelas crendices da Internet, conheço um sujeito que fez isto no pátio de um super-mercado da Zona Sul do Rio. O carro foi parar nos blocos de concreto instalados a centímetros das portas de vidro. Logo depois delas, funcionários e clientes...por pouco a desatenção não virou um acidente sério.

domingo, 16 de setembro de 2012

Freio a disco na traseira é melhor?

É, se você considerar que os freios a disco são termicamente mais estáveis (sentem menos os efeitos do aquecimento por uso contínuo), o que acaba representando maior segurança nas frenagens.

Eles também são menos suscetíveis aos efeitos da presença de água (nos freios a tambor a água penetra nas lonas e a eficiência de frenagem é reduzida).

Em situações normais de uso os dois sistemas se equivalem, desde que os freios dianteiros sejam a disco, pois os freios dianteiros são os principais responsáveis pela frenagem de um veículo, os traseiros são coadjuvantes.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O futuro....será demais!

Mais uma novidade se aproxima.

O veículo elétrico do vídeo (acesse o link a seguir) é movido por motor elétrico e tem um sistema de estabilização giroscópico (inédito em aplicação veicular), similar aos usados em grandes iates e em navios turísticos.

http://www.tecmundo.com.br/veiculos/29918-c-1-o-primeiro-veiculo-com-giroestabilizacao-do-mundo.htm

Se o veículo vai ser mesmo comercializado, eu não sei, mas se for...EU QUERO UM!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Carro familiar até R$ 65 mil. Qual comprar?

Minha colega Patrícia me escreveu um longo e-mail, cheio de detalhes e vou tentar ajudá-la na escolha do próximo carro.
 
"Caro Ronaldo,

Trocaremos de carro nos proximos 2 meses e sempre acabamos nos confrontamos com varios tipos de dúvidas sobre a melhor opção.
Precisamos acomodar no carro eu, um marido grande, duas filhas (a de 1 ano necessita de cadeirinha, que aliás deveria se chamar cadeirão, rsrsrsrsr.)  e ainda a babá.
O porta-malas não pode ser muito pequeno, e é preciso uma distancia razoável entre eixos.
Temos um Ford Focus e pensamos trocá-lo por um carro até R$ 65.000,00.
Peço que leve em consideração em sua ajuda os seguintes itens:
1) conforto e segurança;
2) confiabilidade;
3) robustez (sem necessidade de muita manutenção.  O Focus só precisou das manutenções pelo desgaste natural.) e custo das manutenções.
4)  Preço IPVA e seguro (tenho bonus máximo pela Sul America Seguros)
5) consumo de combustível pelo menos razoavel.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Diferença entre câmbio automático e o sequencial.

O Ângelo me perguntou qual a diferença entre um câmbio automático e um sequencial.

Respondi para ele que as duas coisas não são comparáveis, na realidade um câmbio pode ser sequencial, sendo automático, manual ou automatizado.

O adjetivo sequencial é usado para os câmbios onde as trocas feitas pelo motorista se dão em sequência (parece óbvio), ou seja, a alavanca não tem a grade de posições comum na maioria dos carros.

Os cãmbios sequenciais se assemelham ao

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Carro movido a ar?


Minha amiga Gabriela, que é engenheira, foi questionada sobre o assunto CARRO MOVIDO A AR, que já ganhou respeitáveis reportagens nos meios de comunicação.

Ele me perguntou: "pode um carro ser movido à compressor de ar, ao inves de motor à combustão?" e ela mesmo comentou: "...imagino que a grande dificuldade seja como gerar energia para o compressor, sem falar do tamanho que seria considerado para um bichinho desse gerar a mesma energia de um motor a combustão."

Gabriela, o assunto já foi tema de alguns posts aqui neste BLOG, o mais completo no link a seguir ( http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2012/04/carro-ar.html). Vale a pena uma lida neste e uma busca pelos demais, se preferir saber um pouco mais o que andam dizendo por aí (incluindo uma reportagem da REDE GLOBO)

Comento ainda que, o compressor

domingo, 9 de setembro de 2012

Fotos dos carros antigos em Copacabana.

Para quem não teve apetite de enfrentar a fila enorme na porta do Forte de Copacabana, ou não achou vaga nas redondezas (até o estacionamento do Shopping Cassino Atlântico estava lotado), publico algumas fotos de raridades expostas no encontro anual de carros antigos.

 DKW Belcar 1964

 Alfa Romeo Roadster

 Chevelle Malibu

sábado, 8 de setembro de 2012

Exposição de Carros Antigos no Forte de Copacabana!

Está imperdível a tradicional Exposição de Carros Antigos no Forte de Copacabana. A entrada custa R$ 6,00 e há estacionamento no local (não é muito grande e lota logo, mas há opções na região).

Com o final de semana cheio de Sol no Rio, este é um programa imperdível, que pode acabar na deliciosa filial da centenária Confeitaria Colombo, situada na parte baixa do Forte, junto à murada.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Segurança ativa e passiva.

Um leitor me perguntou a diferença entre segurança ativa e passiva nos automóveis.

O assunto é vasto, mas vou dar a resposta em duas frases.

Segurança ativa é aquela promovida por equipamentos do carro que tentam evitar a ocorrência de um acidente. O sistema de freio anti-travamento (ABS) é o melhor exemplo.

Segurança passiva é aquela que é promovida por equipamentos do carro os quais, já ocorrido o acidente, procuram mitigar os efeitos para os passageiros (o air-bag é o melhor exemplo).

terça-feira, 4 de setembro de 2012

A Internet e mais uma de suas besteiras....

Um amigo me encaminhou um e-mail que transcrevo ao final deste post. Em resumo ele dita regras para ligar o ar condicionado do carro e recomenda que o motorista só faça com o carro em marcha-lenta.

Besteira pura!

Quem tiver a paciência de ler o texto imbecíl, vai ver que o autor tenta dar credibilidade, fazendo citações de fabricantes e concessionários, tudo balela.

Os compressores de ar condicionado dos automóveis são dotados de

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Controle do carro pelo iPhone?

Minha amiga Juliana me perguntou se o sistema de estacionamento, por controle remoto, através do uso de smartphones, como o iPhone, é verdade ou é uma destas brincadeiras da Internet.

O sistema existe mesmo e está disponível para venda na Europa. Infelizmente não serve em qualquer carro, mas apenas naqueles que já contam com um sistema automático de estacionamento (aqui no Brasil o VW Tiguan é o carro mais barato equipado com este tipo de sistema).

O sistema de controle remoto da Valeo foi desenvolvido pela Valeo como aplicativo para o iPhone, e faz o papel de "controle remoto" para tirar o motorista de dentro do carro. No sistema original que equipa o Tiguan, por exemplo, o motorista liga o sistema de estacionamento automático, tira as mãos do volante e controla apenas acelerador e freio.

Com o sistema da Valeo, o motorista, de fora do carro, escorrega o dedo na tela, dizendo ao carro se deve andar ou parar.

Tecnologicamente falando, não tem nada de excepcional, mas faz um sucesso!

Veja o vídeo:
video

sábado, 1 de setembro de 2012

Hyundai i30 é mesmo o mais confiável da Inglaterra?

Um leitor me perguntou se o i30 é mesmo o carro mais confiável da Inglaterra? Afinal é isto que diz o anúcio na TV.

Minha resposta: acho que não.

Naveguei em muitos sites da Europa e não achei qualquer