Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A saga do Picanto continua...


Durante o Carnaval meu amigo Guilherme me levou o Kia Picanto para que eu fizesse uma avaliação sobre o tal barulho no motor.

Botamos o motor para funcionar e o barulho é muito flagrante com o ar-condicionado ligado. Como ele está “gelando” bem e o ruído metálico denota ser do lado de fora do compressor, variando com a aceleração do carro, tudo leva a crer que, de fato, seja um problema da polia do compressor (segundo diagnóstico, depois da troca da primeira polia).

A Kia informou que a peça está disponível e que chegará “em breve” na concessionária.

Vamos aguardar.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Dicas para alugar um carro no exterior.


Estas dicas valem para o Canadá, Estados Unidos (EUA) e para a maioria dos países da União Européia (UE).

Condições básicas: carteira de motorista válida no período da locação e cartão de crédito internacional com limite superior ao bloqueio que a locadora vai fazer nele (bem maior que o valor da locação).

Não é necessária a carteira de motorista internacional para quem está em viagem de turismo. Para períodos de permanência mais longos, informe-se com a locadora, explicitando o país de destino.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Barulhos podem significar problemas no seu carro.


Existem muitos barulhos que podem ser fortes indicativos de que seu carro tem um problema. Vou descrever três bem comuns, que podem indicar que algo precisa ser feito.


Guincho agudo ao frear.
 

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Alta velocidade no dinamômetro de rolo.


Meu amigo Kako viu um vídeo no YouTube que mostra um VW Jetta TSI, num dinamômetro de rolo. O carro está com o chip remapeado e limitador de rotação desligado e o vídeo mostra o velocímetro marcando 280 km/h.

Ele me perguntou: isto é possível? Minha resposta: É.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Batida de pino


O post de ontem do Picanto reacendeu o assunto da “batida de pino” (ou pré-detonação para os íntimos).

Para quem não leu sobre o assunto, tratei do tema em dois momentos:

No post sobre motores flex em:


e no post sobre combustíveis, em:


Se lendo os dois o assunto ainda não ficou claro, me avise o que precisa ser melhor esclarecido.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Kia Picanto, 1.0, 12V, 4P, 3 cilindros, flex, automático, 2012


Test-drive

Foto Promocional da Kia
Km iniciais – cerca de 2.800 km
Km rodados – uns 10 km
Local do teste – Rio de Janeiro – Fev./2012
Cenário de teste – ruas da Zona Sul do Rio de Janeiro

Na direção – A direção com assistência elétrica é direta, leve e precisa, a sensação é de segurança, o Picanto reage bem ao volante, com boa manobrabilidade. A posição de dirigir é boa. O rodar beira o áspero. O pára-brisa é distante do motorista, não transparecendo que se dirige um carro de pequeno tamanho externo. O carro é agradável e transmite a sensação de ser um carro de categoria superior.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O que valorizar mais na escolha de um motor, torque ou potência?


Em primeiro lugar é bom lembrar que os motores estão “carregando” um veículo, portanto, um motor de 100 HP será um coelho num carro de 900 quilos, mas será considerado uma tartaruga num de três toneladas.

Em segundo lugar é bom lembrar que potência é resultado da multiplicação de torque por rotação. Isto quer dizer que as grandezas medidas são o torque e a rotação, e a potência é uma conseqüência de ambas numa determinada condição do motor.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

É possível adaptar um motor diesel para queimar gás natural?


Tecnicamente sim. Duas vias podem ser adotadas: mudar de ciclo, de Diesel para Otto (ignição por centelha) ou dupla alimentação, que mantém o motor no ciclo Diesel (ignição por pressão), onde uma pequena quantidade de diesel inicia a ignição e o GNV é queimado em seguida, admitido junto com o ar ou injetado retardadamente.

Na Argentina, há alguns anos, quando o GNV era muito mais barato que o diesel e a gasolina, muitas pessoas converteram os motores de seus carros do diesel para o GNV, pela via da mudança de ciclo.

Já em motores diesel industriais (ou de transporte pesado, como os de locomotivas) é mais comum a via da dupla injeção. A PUC do Rio de Janeiro tem geradores elétricos acionados por motores de dupla alimentação (diesel e GNV). A Vale usa uma locomotiva com o mesmo sistema.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

RODÍZIO DE PNEUS


Fui perguntado: Qual a maneira mais rápida e fácil de economizar, com o rodízio de pneus?

O rodízio mais adequado é aquele estabelecido pelo fabricante e descrito no manual do proprietário de cada veículo.

A maioria dos carros, hoje, faz o rodízio só com a troca dos pneus traseiros pelos dianteiros, mas há exceções (veja no seu manual).

Um regra, entretanto, vale para todos os veículos com pneus radiais: evite alterar o sentido de rodagem de um pneu já usado (com uma quilometragem significativa). Isto não é um mito.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Como as siglas ESC, EAS, EBD e ABS podem influir na escolha de um carro?


Em primeiro lugar, vamos entender o que é cada uma delas.

EBD é a sigla de Electronic Brake-force Distribution, que significa “controle eletrônico de distribuição da força de frenagem”. Este sistema otimiza a distribuição da força de frenagem entre as rodas dianteiras e traseiras de acordo com a distribuição de cargas a que está submetido o veículo (passageiros e bagagens).

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Qual a função da CORREIA DENTADA e sua diferença para o EIXO CARDÃ?


Nas aplicações veiculares normais estes dois componentes têm aplicações completamente distintas.

Corriqueiramente as correias dentadas são usadas para transmitir movimento e sincronizar os eixos de manivelas e os de comando de válvulas nos motores. Elas concorrem em função com as correntes (ainda aplicadas em alguns motores por conta de sua confiabilidade).


Já os eixos do tipo cardã,

sábado, 18 de fevereiro de 2012

O que fazer para uma bateria selada, ter uma vida mais longa?



Não há nenhum cuidado especial pelo fato da bateria ser selada. Alguns cuidados, entretanto, podem aumentar a vida útil de qualquer bateria.

- limpar os terminais (pelo menos) a cada seis meses;
- dar partida no motor com o pé na embreagem;

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O que são o PESO EM ORDEM DE MARCHA e o PESO BRUTO TOTAL?



Peso em ordem de marcha é o peso de um veículo com todos os seus componentes e fluidos que o deixem em plenas condições de operar, ou seja, equipamentos, acessórios, tanque de combustível cheio, cárter completo, água no nível máximo nos sistemas de arrefecimento e de lavagem de vidros. Neste peso não estarão incluídos cargas, motorista e passageiros.

Já o peso bruto total é o valor do peso em ordem de marcha acrescido da capacidade máxima de cargas, motorista e passageiros.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Malas no teto do carro alteram o desempenho do carro?


Definitivamente sim.

As bagagens (bem amarradas) no bagageiro do teto do carro alteram o centro de gravidade do veículo e, portanto, sua estabilidade. É importante ficar atento à carga máxima prevista pelo fabricante (veja o manual) e não ultrapasse este valor. Se você não tem uma balança apropriada, use uma “de banheiro” para estimar a carga total

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Carros conversíveis são mesmo mais pesados?


São mesmo e a razão é simples, eles precisam de reforços estruturais.

Nos carros modernos, com carroceria monobloco, o teto e as colunas (A, B e C) fazem parte da estrutura, contribuindo com a rigidez torcional.

Já nos conversíveis, apenas a coluna A ajuda na rigidez da carroceria, ainda que de forma tímida, as demais não existem e não contribuem para a rigidez.

Para compensar a falta do teto e das colunas, os fabricantes fazem reforços na parte abaixo da linha de cintura da carroceria, que requerem mais material para atingir a mesma rigidez (há flagrante perda geométrica nesta configuração), o que gera mais peso total.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Ângulos de entrada, saída e de quebra.



Estes ângulos são muito importantes para a dinâmica dos veículos offroad e também para os carros de rua.

Vamos definir cada um deles e esclarecer sua utilidade.

Ângulo de entrada (AE). Também é chamado de ângulo de ataque. Ele é formado entre a horizontal e a reta que tangencia o pneu dianteiro e o ponto inferior da área frontal do veículo.

Veja o que é o ângulo de entrada (AE) no desenho esquemático da figura a seguir. O AE é responsável pela capacidade do veiculo enfrentar obstáculos verticais (um meio-fio alto ou uma rampa íngreme, por exemplo). Quanto maior o ângulo, mais capaz é o veículo.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A história do Kia Picanto continua...


Parece um carma! A história do Kia Picanto da mulher do Guilherme ainda não teve fim e cada dia fica mais explícito o despreparo da Kia para atender os seus clientes no pós-venda.

Se você não sabe a história, veja os dois posts anteriores a respeito.

Depois de muito esperar, o Guilherme enviou um e-mail pesado ao SAC da KIA, segundo ele: “imediatamente as peças faltantes, apareceram”. Parece que o que faltava não eram as peças e sim a seriedade empresarial que seria esperada da Kia, pois diante de um texto escrito por advogado eles “acharam” a correia e a polia que faltavam há semanas.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Como usar o ar condicionado para otimizar seu desempenho?


Nos sistemas de ar condicionado que não contam com controle digital de temperatura (os sistemas digitais ainda são raros nos carros vendidos aqui no Brasil), deixe o botão de regulagem de temperatura no limite mais extremo da faixa azul (o mais longe possível da faixa vermelha).

Naturalmente, nos sistemas que contam com controle digital, apenas selecione a temperatura desejada.

Em qualquer sistema de ar condicionado veicular, mantenha a entrada de ar externo fechada (não se preocupe, uma renovação de ar mínima é garantida em todos os sistemas).

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Carros claros podem gastar menos combustível por conta do funcionamento do ar condicionado?



Em teoria sim, mas nunca vi um estudo sério que fizesse uma medição confiável.

Podemos, entretanto, levar em conta que, em situações iguais, um carro de cor branca, estacionado ao sol ao lado do mesmo carro de cor preta, pode estar até 10 graus Celsius menos quente que o seu “irmão” preto.

A cor preta absorve mais calor, que é transmitido para o interior do carro. Neste caso, o carro branco, cuja pintura “reflete” mais o calor, teria menos necessidade de usar o sistema para condicionar o ar na temperatura adequada. Nesta situação, o carro branco tenderia a consumir menos combustível do que o preto, pois o compressor entraria menos, exigindo menos potência do motor.

Numa escala de cores, as mais claras, aplicadas na pintura dos carros, tendem a exigir menos do sistema de ar condicionado do que as cores mais escuras.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

No painel, medidores ou luzes de alerta?


Prefiro ambos, integrados, mas se eu tivesse que optar por apenas uma alternativa, ficaria com as luzes de alerta (chamadas também de luzes espia).

Os puristas devem estar me execrando, portanto, vou explicar minha opção. Os medidores são ótimos, permitem que o motorista acompanhe cada parâmetro de forma progressiva e

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Uma nota triste. Morreu hoje o fundador da fábrica de motos Kasinski.


Uma nota triste. O Jornal Nacional anunciou há pouco a morte do fundador da fábrica de motos Kasinski.


Abraham Kasinsky fez parte da minha história como estudante de engenharia e, provavelmente, nem se lembrava disto, mas aquela figura interessante me marcou definitivamente.
 Foto publicada pela revista Exame, da editora Abril.

Vale à pena comprar as versões top de linha?


Se a pergunta está direcionada à revenda do carro a resposta é: GERALMENTE NÃO. Explico.

Todos os carros se desvalorizam com o tempo, mas as versões topo se desvalorizam mais. Com o passar dos anos, as diferenças marcantes do carro 0 km vão se desfazendo e, na compra do carro usado, o estado de conservação acaba pesando mais que alguns acessórios a mais (que ainda podem ser instalados...).

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A terceira série de anúncios do Super Bowl (3).


Separei os 15 links de anúncios de carros feitos durante a transmissão das finais do National Football League, nos Estados Unidos (o Super Bowl). Para facilitar o acesso, vou separar em três posts. Este é o terceiro.

Mais anúncios do Super Bowl (2).


Separei os 15 links de anúncios de carros feitos durante a transmissão das finais do National Football League, nos Estados Unidos (o Super Bowl). Para facilitar o acesso, vou separar em três posts. Este é o segundo.

Sensacionais anúncios sobre carros (1) no Super Bowl.


Separei os 15 links de anúncios de carros feitos durante a transmissão das finais do National Football League, nos Estados Unidos (o Super Bowl). Para facilitar o acesso, vou separar em três posts. Este é o primeiro.
Vale a pena conferir. A lista está em ordem de aparecimento no evento, mas dos 10 mais votados pelo público, seis estão nesta lista.

Fique atento, o inacreditável pode acontecer...




A GM americana está chamando os proprietários do novo Chevrolet Sonic para um recall. Por incrível que pareça, mais de 4.000 destes carros podem ter saído da fábrica sem uma das pastilhas de freio (a interna ou a externa).

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Qual a vantagem de usar o pneu fino no estepe?


Na minha opinião são várias, mas vou destacar as seguintes:

        - Menor peso transportado,
    - Diminuir o espaço ocupado no porta-malas,
- Reduzir o custo de produção de um carro novo,

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Vale à pena substituir os filtros originais por filtros esportivos?


Se você dirige um carro nacional a resposta é: provavelmente não.

Não conheço nenhum estudo sério feito no Brasil a respeito de performance de filtros esportivos. Claro, se o que você busca é o apelo estético,

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Vale à pena substituir buchas de borracha por de poliuretano?


Se você dirige um Jeep Willys ou Ford, vale. Escolha um bom fabricante e substitua as suas buchas gastas. As boas buchas de poliuretano são mais duráveis e agüentam melhor o “tranco” do offroad.

Kit universal da Energy Suspension

Vale lembrar: a maioria das buchas de poliuretano também é mais dura

sábado, 4 de fevereiro de 2012

A novela do Kia Picanto continua...


Minha amiga Simone me cobrou o final da história do Picanto da mulher do Guilherme (veja os dois posts neste BLOG). Não sabia informar e fui perguntar ao dono, melhor dizer à vítima....

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Por que o carro no Brasil é tão caro se comparado a outros mercados?


Se a comparação da pergunta estiver direcionada ao mercado americano ou ao europeu, existem algumas razões, mas fundamentalmente duas são as principais: os impostos no Brasil e a ganância das empresas automobilísticas aqui instaladas.

Vamos exemplificar com um carro fabricado no México, exportado e vendido aqui e nos EUA: o Nissan Tiida S.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

É possível “andar só no vácuo” de um carro numa estrada?


De um carro acho que não, mas de um caminhão é, mas não faça isto!

Esta mesma pergunta foi feita há décadas ao meu pai, professor de Física na PUC-RJ, por um aluno “endinheirado” que tinha uma Berlineta Interlagos. A resposta do meu pai tinha sido apenas SIM e o aluno chegou na sala de aula, na semana seguinte, dizendo que tinha testado e funcionado!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O que difere um SUV de um CROSSOVER?


Esta é uma pergunta de seleção, não pela complexidade, mas pela dificuldade de definir fronteiras entre as duas, digamos...categorias.

Um SUV (sigla em inglês para veículo utilitário esportivo), teve suas origens há décadas atrás, quando a sigla nem era usada, mas definiu-se como tal um tipo de veículo que servisse para o trabalho (um utilitário em português) e também para o lazer.

Cadê o POST sobre CROSSOVERs e SUVs?

Meu atento amigo Guilherme me perguntou e eu fui procurar. 
Também não achei o POST citado em 30/Jan. Falha minha. 
Como estava viajando, programei alguns posts com antecedência e esta matéria, programei errado, para Fevereiro/2012 !
Para corrigir a falha, publico-o em seguida. 
Grato Guilherme !