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domingo, 9 de dezembro de 2012

Tração dianteira ou traseira?

Minha amiga Simone me perguntou a razão pela qual existem carros com tração dianteira e outros com tração traseira.

A resposta não é simples e envolve muitos fatores, mas o principal deles foi o econômico.

Nos primórdios da indústria automobilística, os carros tinham motor dianteiro, caixa de marchas acoplada a ele e tração traseira, sendo a caixa ligada à tração (diferencial) por um eixo cardâ.

O VW Beetle (nosso Fusca) mostrou ao mundo que outras configurações eram viáveis. Mérito de Ferdinand Porsche, que o projetou. No Fusca original o motor, a caixa e o diferencial eram todos montados juntos na traseira do carro.

Na Itália e na Inglaterra, carros pequenos e baratos do pós-guerra começaram a experimentar novas configurações, o que acabou por consagrar na Europa a configuração motor, caixa e diferencial dianteiros, muito mais barata que a adotada nos EUA (motor dianteiro, montado junto à caixa de marchas e diferencial traseiro, com o sistemas ligados pelo eixo cardã). A configuração europeia prescindia do cardã, tornando o carro mais leve e mais barato. Acabava também o túnel central, que ocupava grande espaço interno no piso dos carros de tração traseira e motor dianteiro.

A crise do petróleo dos anos 70 e 80 acabou empurrando a configuração europeia também para outros mercados, atingindo a Ásia e os carros populares americanos. Hoje no Brasil, a grande maioria dos carros e comerciais leves são dotados de motor, caixa e diferencial dianteiros.

As picapes médias são exceção à esta regra (Hilux, Ranger, S-10, etc).

Vale lembrar, há enormes diferenças técnicas entre as trações dianteira e traseira, mas acho que não era a dúvida da Simone.

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