Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Dúvidas sobre a compra do primeiro carro.

O leitor West Santos me perguntou:
“...quero comprar o meu primeiro carro e tenho bastantes dúvidas, espero que você possa me esclarecer. Qual a diferença de carros 1.0, 1.6 e 1.8? Existe carro mais econômico? Vale apena comprar um carro semi-novo? O que é cilindrada e uma vela do carro?”
Respondo resumidamente:
- As referências 1.0, 1.6 e 1.8 dizem respeito ao volume deslocado pelo motor em litros, ou seja, quanto maior o número, maior o motor. Um motor 1.0 desloca em suas câmaras de combustão um litro a cada ciclo do motor (duas voltas do eixo de manivelas).
- O consumo de combustível de um carro depende de muitos fatores, como a modernidade do projeto do próprio motor, o peso do carro, a aerodinâmica do carro, do sistema de transmissão adotado e de outras coisas que não são relativas ao carro, tais como: carga transportada, modo como o motorista dirige, tipo de circuito que o carro costuma rodar, entre outros fatores. Cada carro terá fatores mais positivos e outros mais negativos, dependendo da utilização. Um carro pode ser um campeão de consumo rodando na cidade e vazio, mas ser um beberrão rodando na estrada em altas velocidades e carregado. Via de regra, carros menores, com motores menores, tendem a ser mais econômicos no uso urbano, por serem mais leves.
- Quanto a comprar um semi-novo, esta é uma decisão muito pessoal, depende do que você está priorizando. Se você não gosta de assumir riscos, compre um 0 km. Se você quer levar mais conforto por menos dinheiro, opte pelo semi-novo, mas lembre, você provavelmente gastará mais com a manutenção de um usado.
- A cilindrada de um carro é o que já descrevi no primeiro parágrafo, ou seja, é o volume do motor, medido pela soma de cada uma das câmaras de combustão.
- Já as velas de ignição, estas são componentes elétricos que fazem com que a queima do combustível se inicie dentro de cada câmara de combustão do motor. Cada vela tem um eletrodo que faz com que a corrente elétrica direcionada para ela “salte” entre os terminais, fazendo com que, num ambiente cheio de combustível pulverizado e ar, se inicie a queima.
Boa sorte nas escolhas!

Nenhum comentário: