Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Capacidade de reboque.

Um leitor que consultou o POST sobre peso bruto (http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2012/02/o-que-sao-o-peso-em-ordem-de-marcha-e-o.html), perguntou se na carga total estava computada a carga do reboque.

Não está. Ainda que o valor seja pequeno, como comenta o leitor, a carga máxima diz respeito somente ao peso do motorista, passageiros e bagagens.

Num carro de porte médio a carga rebocável é de cerca de 500 quilos. O leitor pergunta "qual a razão da carga ser tão pequena, se eu empurro um carro de uma tonelada sozinho?". A limitação está relacionada às cargas dinâmicas impostas pelo reboque ao carro num trajeto em velocidades elevadas.

O reboque não influencia apenas a capacidade do carro acelerar e subir ladeiras. Outras influências menos explícitas, mas não menos importantes, estão ligadas às capacidades de frenagem e de contornar curvas e desvios eventuais.

Nenhum comentário: