Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Diesel S50 é diferente do Diesel Podium?

Um amigo me perguntou se o Diesel S50 é diferente do Diesel Podium. Achava que sim, mas não sabia responder com certeza. Fui recorrer "aos universitários", do centro de pesquisas da Petrobras.

De lá liquei sabendo (agora com certeza) que o diesel Podium é um diesel S50 devidamente aditivado para obter melhor desempenho em relação ao S50 "comum". Com os aditivos ele
consegue ter um maior número de cetano (o equivalente à octanagem da gasolina), o que confere ao diesel Podium melhor qualidade de ignição. 

No pacote de aditivos estão presentes detergente-dispersante, anti-espumante e demulsificante, entre outros. O diesel S50 "comum" não recebe esse pacote de aditivação. 

 Em tempo, vale esclarecer que o S é de enxofre e que 50 é a concentração de enxofre no diesel. Quanto menor for este número, melhor o diesel, mais caro o processo de produção e menor impacto terá a sua queima no meio ambiente.

Nenhum comentário: