Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


quarta-feira, 25 de julho de 2012

Se seu carro quebrar na estrada, você sabe o que fazer?


O acostamento de uma estrada é sempre um lugar perigoso. Ao parar, os carros que há poucos momentos pareciam lentos, acompanhando a sua marcha, agora passam voando perto de seu carro parado.

Tenha gravado no celular os telefones das concessionárias das estradas pelas quais você vai passar. Se você esqueceu de anotar antes de sair de casa, faça-o ao entrar na estrada. Há sempre cartazes informando.

Lembre-se, mesmo carros novos e bem cuidados enguiçam! Não menospreze esta possibilidade e esteja preparado para ela.

Mantenha a calma e haja com cuidado. Sinalize a sua redução de velocidade e, tão logo esteja parado, ligue o pisca-alerta. Observe o fluxo de tráfego e desça do carro quando for seguro. Identifique a segurança do local onde o carro está parado (solo, recuo da estrada, animais, barrancos instáveis, pessoas suspeitas, etc). Se necessário, e possível, mova o carro para um local mais seguro. 

Se a falha for no sistema de freios, use o motor para desacelerar o carro, simplesmente mantendo-o engatado e tirando o pé do acelerador. Reduzindo gradativamente as marchas, a desaceleração é mais eficaz e segura. Use o freio de mão com cuidado, pois ele pode ainda estar atuante e travar as rodas traseiras, fazendo o carro desgovernar perigosamente. Se for um pneu estourado, use os freios lentamente e não faça movimentos bruscos com o volante.

Um lanterna de dupla função (iluminação e sinalização) pode ser muito útil se a viagem for noturna. Mantenha os pisca-alertas ligados enquanto estiver parado na beira da estrada. Se houver acostamentos dos dois lados da estrada, opte por parar do lado direito, pois é mais seguro. Se um pneu estiver furado e o lugar não for considerado seguro, siga lentamente, com o pisca-alerta ligado, até encontrar um ponto mais conveniente para estacionar e trocá-lo. Sua segurança é mais importante que a perda eventual de um pneu.

Chame a concessionária se necessário, pelo celular ou pelos telefones espalhados na via (apenas disponíveis em algumas concessionárias). Se você estará viajando numa estrada sem concessão, é bom ter o número da Polícia Rodoviária e de um reboque que atenda naquela região (para quem tem carro coberto por garantia do fabricante e/ou seguro, este serviço deve estar disponível, não esqueça de verificar as condições e os números de telefone).

Voltando ao carro, fique atento se a falha é na região do motor e há fumaça saindo do capô, ao abri-lo, a entrada de ar novo (como muito oxigênio, pode elevar a chama e machucá-lo. Se a fumaça é de água fervendo, deve haver indicação de alta temperatura no painel, neste caso, tome cuidado com os vapores, pois eles podem queimar. Não jogue água fria sobre o motor que está “fervendo”, você pode danificar bloco e cabeçote de forma definitiva.

Ter uma garrafa de água potável no carro é sempre conveniente. Pode matar a sede dos ocupantes do carro, completar o reservatório de lavagem dos vidros, ou repor volume de água perdido em um superaquecimento.

Se o carro estiver parado em lugar seguro, deixe os demais passageiros dentro do carro. Só os retire se houver área segura e bem afastada da estrada, onde eles possam se abrigar de eventuais acidentes envolvendo outros carros.

Nenhum comentário: