Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


quinta-feira, 28 de junho de 2012

Qual a diferença entre a injeção direta e a multiponto?


O Vitor me fez as seguintes perguntas:

Qual a diferença entre a injeção direta e a injeção multiponto?
Qual a razão dos motores com injeção direta terem mais potência que os outros?

Já tratei deste tema no post a seguir, mas volto a ele para esclarecer e ampliar a informação: http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2011/12/o-que-e-injecao-direta-de-combustivel.html.

Os motores com injeção direta fazem a injeção de combustível diretamente nas câmaras de combustão, já os de injeção multiponto fazem a injeção no coletor de admissão. Pode parecer que a diferença é pequena, mas não é. Explico.

No sistema de injeção direta (que também é multiponto, pois há um injetor para cada cilindro) apenas o ar é admitido na câmara, depois este ar é comprimido pela subida do pistão, neste ponto, com o ar já comprimido um injetor de alta pressão injeta o combustível diretamente na câmara, de forma bem pulverizada e sem mais perturbações que gerariam a aglutinação das gotas de combustível (e a redução da eficiência da queima). Aí a centelha da vela é disparada e a combustão otimizada se inicia.

Já no sistema de injeção multiponto, a injeção é feita no coletor de admissão, depois a mistura de ar e combustível pulverizado é admitido na câmara e enão comprimida pela subida do pistão, neste processo, as gotas de combustível pulverizadas pelo injetor passam por vários obstáculos e tendem a se aglutinar, formando gotas maiores, o que piora a eficiência da queima. Aí a centelha da vela é disparada e a combustão se inicia.

O sistema de injeção direta permite também maiores taxas de compressão o que também se reflete em maior eficiência energética do motor. Outro fator a favor é a menor perda de carga do “ar seco” admitido na câmara, ou seja, o motor faz menos força para admitir ar.

A soma destes fatores faz os motores com injeção direta serem mais eficientes, o que se reflete em maior potência e menor consumo de combustível se comparados com os motores com injeção multiponto convencional. 

Um comentário:

Unknown disse...

Ou seja funcionamento como nos motores a diesel só que com a centelha da vela?