Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


quarta-feira, 6 de junho de 2012

Caixa de dupla embreagem.

Muito tem se falado das caixas de dupla embreagem (CDE), que já desembarcaram no Brasil em carros esportivos de alto preço.

O sistema é interessante pois permite trocas de marchas mais rápidas que as caixas convencionais. Para entender como funcionam, devemos pensar na CDE como sendo uma caixa de marchas dupla, funcionando em conjunto. Um trem (ou carretel) de engrenagens para as marchas ímpares (com sua respectiva embreagem) e outro trem de engrenagens para as marchas pares (com sua respectiva embreagem).

O sistema automatizado permite que, escolhida uma marcha, a próxima seja previamente engatada, aguardando apenas o comando do motorista (ou do computador) para fazer a troca. Esta estratégia economiza o tempo de engate da marcha, o que cria o seu apelo esportivo.

No diagrama abaixo, de uma caixa de seis marchas, podemos identificar os componentes principais, com destaque para os eixos concêntricos dos dois trens de engrenagens.


Nenhum comentário: