Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ar quente nos difusores de ar.


Algumas pessoas já me perguntaram sobre o calor que entra pelo sistema de ventilação do carro. A última foi minha mulher, que dirige nosso Sandero Stepway.

Fui dar uma olhada no caso dela e vi que era o mesmo de muitos outros carros. O sistema de admissão de ar para a cabine está localizado próximo ao pára-brisa, na verdade entre ele e o capô do motor.

Quando o motor está quente e o carro parado ou em baixas velocidades, o ar quente que sai do motor “desce” do capô para a entrada de ar e esquenta o ar que vai sair pelos difusores internos. Se o sistema de ar condicionado está ligado, este fenômeno é minimizado (com perda de eficiência e aumento de consumo de combustível), mas quando ele está desligado, o resultado é flagrante. Calor!

A origem do problema pode ser um erro de projeto (ar quente do motor perto da tomada de ar para a cabine) ou uma falha de vedação (na borracha do batente do capô, ali colocada para impedir que ar do cofre do motor chegue direto à área de captação de ar para a cabine).

Vale a pena dar uma olhada.

Nenhum comentário: