Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


segunda-feira, 2 de abril de 2012

Palio 1.0 16V Fire, “fumando”....


O leitor Jonas me contou a seguinte história:

“Comprei um Fiat Palio 1.0 16v Fire ano 2001 completo motor com 83.000 km, saí com ele da loja ....não parecia ter defeito algum, lisinho e bem silencioso. ....verifiquei o nível do óleo do motor e estava no máximo, porém não havia etiqueta de identificação da data da última troca... no mesmo percebi que de vez em quando saía uma fumaça preta no escapamento. Minha duvida é a seguinte: será que ele está queimando óleo ou esse óleo que ele esta já esta muito velho...se estiver mesmo queimando, qual o procedimento a ser feito?”

Jonas, a fumaça preta é um mau indício. Como você não sabe quando o óleo
foi trocado, vale a pena fazer a troca de óleo e do filtro de óleo. Volte a observar o que ocorre. Nos motores mais cansados é comum aparecer uma fumaça branca no escapamento, principalmente nas acelerações mais fortes. Ele é resultado da queima de óleo lubrificante, que não é raspado pelos anéis dos pistões e acabam chegando à câmara de combustão e sendo queimado junto com o combustível.

O motor deste carro que você comprou é bem resistente e, se tiver sido bem usado, pode estar em boas condições. Ele é o mesmo que equipa o Siena 2001 que postei uma avaliação neste BLOG. Mas, volto a dizer, a fumaça preta é um sintoma preocupante. Fique atento e vá me informando. Terei prazer em te orientar, dentro do que é possível fazer à distância. Boa sorte!

4 comentários:

Diu disse...

Rapaz eu tbm estou com um grande problema, estou com um carro (Palio 1.0 16v 01/02 150.000km) que era de meu pai ele estava fumando e sujandoas velas logo que peguei dinheiro (suado) mandei fazer o motor em uma das melhores lojas de Aracaju-SE, mais o carro voltou queimando oléo e fuma pouco quando o nivel de oleo esta baixo, do mesmo jeito de antes só não esta sujando as velas e quando eu levo o carro lá na loja eles me dizem que é assim mesmo e a garantia esta acabando o que eu fasso? OBS: paguei R$3.000,00 no serviço /////SOS\\\\\

william4752 disse...

estou com o mesmo problema do jonas, o Carro em si e o mesmo modelo e ano Palio 1.o 16v ano 2oo1, o caso foi que mandei aplainar o cabeçote e trocar junta, e agora ta queimando oleo(fumaça branca)notei que o nivel do oleo baixou

Unknown disse...

Estou com um carro 16 v e tá fumando e fazendo um barulho no motor e cem forsa o que pode ser

Unknown disse...

Meu carro tá bem tá fumaçando muito