Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


quinta-feira, 5 de abril de 2012

Luz do óleo acendendo em marcha lenta.


Meu amigo Alberto está preocupado, o Palio Weekend 1999 1.6.16v que ele tem desde 0 km está acendendo a luz do óleo em marcha lenta.

Disse ele que o sintoma ocorre com o carro quente e a luz do óleo pisca de forma intermitente. Ele informou que o nível de óleo está normal e que ainda faltam uns 3.000 km para a troca de óleo (feita com óleo sintético a cada 10.000 km, segundo ele).

Ele me pergunta se deve se preocupar.

Minha resposta é: definitivamente sim!

Na melhor das hipóteses, este pode ser apenas um problema do sensor de pressão (a tal da cebolinha), mas o sintoma com intermitência e aparecendo apenas em marcha lenta, aponta para uma causa mais grave, a falta de pressão de óleo, o que pode levar a avarias bem mais graves.

Recomendei que ele observe o barulho do motor ao dar partida com ele frio, ouça o ruído e veja quanto tempo a luz leva para apagar (o que deve ocorrer logo, se tudo estiver OK).

Outra observação interessante é deixar a chave ligada, sem acionar o motor (já aquecido) e verificar se a luz pisca (se sim, o problema é da cebolinha, ufa! se não, procure o mecânico rápido!).

Vale comentar, se fosse um manômetro de pressão do óleo ao invés da luz, poderíamos fazer uma análise mais precisa, mas era bem provável que o Alberto só visse o problema quando algo mais grave ocorresse.

17 comentários:

Fabricio Hendrix disse...

Olá amigo, meu carro acontece o mesmo problema.
Porém, a luz do óleo só acende quando eu freio o carro e quando o mesmo está quente.

Não rodo muito com o carro, só o trajeto de ida/volta para o trabalho, que dá cerca de 15km pra ir e 15km pra voltar.

Será que é problema na cebolinha?

Fabricio Hendrix disse...

só lembrando que ele só pisca e acende até o momento que eu acelero o carro.

marcos palazzi disse...

Tenho um fiat brava 1.6 16v 2001 que esta com o mesmo problema. A luz de oleo ascende na marca lenta e qdo encosto o pé no acelerador ela apaga. Estou desconfiado que a bomba foi pro "beleleu". Sempre faco as trocas no tempo certo. A pouco tempo quebrou c correia dentada e gastei 3 mil no conserto. Troquei as bronzinas e o vira brequim estava em boas cobdicoes sem precisar d retifica. Espero que seja a "cebolinha" pq o nivel de oleo esta correto. Segunda feira 31/06/2014 levo o carro no mecanico pra ver o que é.
Quem puder ajudar e pistar a solução do problema eu agradeço. Abc

Maisson Oliveira disse...

Marcos seu mecânico diagnósticou o seu problema?

Jose Carlos Lima Sandes disse...

Tenho um fiat uno eletronic ano 94 e estou com o mesmo problema, quando o motor esquenta fica piscando a luz do óleo, já troquei a cebolinha e o encaixe do fio, já troquei a bomba de óleo e mesmo assim o problema persiste, peço-lhe se possível sua ajuda.

Bacural disse...

Olá tenho uma courier 98 1.4 16v fiz o.motor inteiro dela trocando bielas comando de válvulas bomba de oleo porem o carro chegou aos seus 1000km rodada fui fazer é primeira troca de óleo coloquei o óleo recomendado de fabrica 5w30 monocraf sintetico e filtro beleza liguei o carro a luz do óleo se apagou mai com um tempo com o carro ligado notei q luz do óleo fica piscando em marcha lenta quando acelero ela apaga ja troquei a cebolinha e continua a mesma coisa alguem pode de ajudar

Messiasdejesus Messias disse...

Tenho um palio Kennedy fairi 1.4 está acendendo a luz de óleo, porém só quando o motor tá quente... E só na macha lenta, não fica piscando. Oque pode ser?

Edysmar Rosa Gomes disse...

Olá, amigo o meu fiesta zeetec 1.0 está com este mesmo sintomas
Obs: abri o motor,retifiquei o cabeçote,troquei jogo d anéis e bronzinas me atenei que as bronzinas originais que estava nele eram lizas e a que coloquei tinha dois furos para passagem de óleo.pode ser este o problema? (Antes de abrir o motor não piscava) obrigado

Edysmar Rosa Gomes disse...

Olá, amigo o meu fiesta zeetec 1.0 está com este mesmo sintomas
Obs: abri o motor,retifiquei o cabeçote,troquei jogo d anéis e bronzinas me atenei que as bronzinas originais que estava nele eram lizas e a que coloquei tinha dois furos para passagem de óleo.pode ser este o problema? (Antes de abrir o motor não piscava) obrigado

Edysmar Rosa Gomes disse...

Olá, amigo o meu fiesta zeetec 1.0 está com este mesmo sintomas
Obs: abri o motor,retifiquei o cabeçote,troquei jogo d anéis e bronzinas me atenei que as bronzinas originais que estava nele eram lizas e a que coloquei tinha dois furos para passagem de óleo.pode ser este o problema? (Antes de abrir o motor não piscava) obrigado

Edysmar Rosa Gomes disse...

Olá, amigo o meu fiesta zeetec 1.0 está com este mesmo sintomas
Obs: abri o motor,retifiquei o cabeçote,troquei jogo d anéis e bronzinas me atenei que as bronzinas originais que estava nele eram lizas e a que coloquei tinha dois furos para passagem de óleo.pode ser este o problema? (Antes de abrir o motor não piscava) obrigado

Unknown disse...

Olá amigos, tenho um Vectra 97 que apresentou o mesmo problema, porém, foi resolvido apenas com a troca de óleo e filtro (que mostra que o óleo estava sujo). Fiz o motor recentemente pois ferveu e queimou a junta do cabeçote. Quando mistura o óleo e a água vira uma borra marrom que gruda no interior do motor, meu mecânico deveria limpar por dentro do motor e não fez, então essa sujeira faz com que o óleo não circule totalmente. O correto era abrir o cárter e limpar por dentro ou então colocar um óleo (mais barato) deixar o motor funcionando por um tempo e arriar novamente, aí sim colocar o óleo definitivo. Espero ter ajudado com outra experiência.

Unknown disse...

Boa noite a todos eu tenho uma courrier 2002 aluz piscava de mais aí o meu mecânico trocou o óleo e mandou eu comprar um produto chamado militec e importado aqui em salvador custa 94 reais aí parou de pisca

Marcos Tadeu Salles Pires Tadeu disse...

Mistura com o óleo viu

Marcos Tadeu Salles Pires Tadeu disse...

Mistura com o óleo viu

claudia leite disse...

tenho uma zafira 2005 com o mesmo poblema ja troquei bomba de oleo, filtro, ,pescador, cebolinha,usei um oleo mais viscoso, produto para engrossar o oleo,mais nada adiantou sera que devo trocar de mecanico?

Unknown disse...

Boa noite tenho um celta 07 fiz o cabeçote dele tem dois meses e agora está apresentando o seguinte problema quando o motor esquenta a Luz do óleo acende e quando vc começa acelerar apaga alguém tem uma ideia do que possa ser ?