Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


segunda-feira, 26 de março de 2012

Qual a importância de um laboratório ser certificado pelo INMETRO?


Depois de ler o post de resposta ao Paulo L. (http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2012/03/laboratorio-com-dinamometro-no-rio.html ), um leitor perguntou: qual a importância de um laboratório ser certificado pelo INMETRO?

São muitas as vantagens de um laboratório ser credenciado pelo INMETRO, mas posso alistar as principais, umas de caráter técnico e outras de caráter legal:

        é uma garantia para o usuário de que os padrões de metrologia são adequados para as grandezas a serem medidas e que os ensaios seguirão o rigor técnico exigido;
        é uma garantia de que, em questões tiverem sido levadas à Justiça, o laudo do laboratório credenciado terá reconhecimento imediato;
        é garantia de que aferição e calibração dos instrumentos utilizados estão em dia;
        é garantia de representatividade e repetitividade do ensaio;
        é garantia de credibilidade do resultado no meio acadêmico, industrial e jurídico;

Lembro, todavia, que bons laboratórios de algumas entidades (alguns estão citados no post citado), não buscaram o credenciamento junto ao INMETRO, sem que a qualidade e o rigor técnico tenham sido comprometidos. Dependendo dos objetivos do ensaio a ser realizado, eles podem ser uma solução adequada e suficiente para o caso.

Nenhum comentário: