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terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

RODÍZIO DE PNEUS


Fui perguntado: Qual a maneira mais rápida e fácil de economizar, com o rodízio de pneus?

O rodízio mais adequado é aquele estabelecido pelo fabricante e descrito no manual do proprietário de cada veículo.

A maioria dos carros, hoje, faz o rodízio só com a troca dos pneus traseiros pelos dianteiros, mas há exceções (veja no seu manual).

Um regra, entretanto, vale para todos os veículos com pneus radiais: evite alterar o sentido de rodagem de um pneu já usado (com uma quilometragem significativa). Isto não é um mito.


A malha de aço destes pneus se adapta (molda) ao rodar em um determinado sentido. Este é um processo lento e permanente. No caso da inversão do sentido de rotação este processo seria re-iniciado, já com uma deformação permanente originada na primeira fase.

Neste caso existe a possibilidade de haver significativas deformações na malha, que acabam sendo transmitidas à borracha, reduzindo a segurança e a funcionalidade do pneu.

Outro ponto importante: existem pneus com banda de rodagem assimétrica, eles normalmente são de alta performance e só devem girar no sentido indicado na lateral do pneu. Para estes, a recomendação acima passa a ser mandatória.

Por fim, não recomendo o uso do estepe no rodízio, pois ele entrará desequilibrado com relação aos pneus que já rodaram e se desgastaram. O estepe pode entrar para rodar fazendo par com outro pneu novo, de mesma marca e medidas.

Os fabricantes costumam recomendar o rodízio a cada 5.000 a 10.000 quilômetros. A cada rodízio ou troca de pneus, o balaceamento das rodas e o alinhamento da direção são mandatórios.

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