Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O que valorizar mais na escolha de um motor, torque ou potência?


Em primeiro lugar é bom lembrar que os motores estão “carregando” um veículo, portanto, um motor de 100 HP será um coelho num carro de 900 quilos, mas será considerado uma tartaruga num de três toneladas.

Em segundo lugar é bom lembrar que potência é resultado da multiplicação de torque por rotação. Isto quer dizer que as grandezas medidas são o torque e a rotação, e a potência é uma conseqüência de ambas numa determinada condição do motor.


Também é bom lembrar que os números divulgados de potência e torque de um motor são os maiores valores que aquele motor obteve em dinamômetro (equipamento que mede o torque e rotação de um motor, dados com os quais se calcula a potência).

Finalmente respondendo à pergunta de forma genérica, se você vai usar o carro mais na cidade, no pára e anda do trânsito, o torque é mais importante, pois permitirá um numero menor de troca de marchas (sinônimo de conforto para quem dirige um carro mecânico). Já se você vai usar o carro mais em estradas que requeiram ultrapassagens, principalmente em serras, o motor com maior potência vai ser mais útil.

Prometo voltar ao tema e tratá-lo mais tecnicamente.

Não custa nada relembrar, nas situações do uso normal, usamos uma fração do torque e da potência nominais de um motor.

Nenhum comentário: