Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Como as siglas ESC, EAS, EBD e ABS podem influir na escolha de um carro?


Em primeiro lugar, vamos entender o que é cada uma delas.

EBD é a sigla de Electronic Brake-force Distribution, que significa “controle eletrônico de distribuição da força de frenagem”. Este sistema otimiza a distribuição da força de frenagem entre as rodas dianteiras e traseiras de acordo com a distribuição de cargas a que está submetido o veículo (passageiros e bagagens).

EAS é a sigla para Electronic Air Suspension System, que significa “Sistema Eletrônico de Controle Pneumático de Suspensão”. Este sistema ajusta automaticamente as características de amortecimento e coeficiente de mola da suspensão de um veículo, de acordo com a sua altura, condições de direção e variações de carga.

ABS é a sigla de Anti-lock Braking System, que significa “Sistema Anti-travamento de Freio”. Este sistema evita que, durante uma frenagem de emergência, as rodas se travem e o veículo perca capacidade de frenagem. Veja detalhes no post publicado neste BLOG.


ESC á a sigla para Electronic Stability Control, que significa “Controle Eletrônico de Estabilidade”. Este sistema, seletivamente atua sobre os freios do veículo ou reduz a potencia do motor para garantir que o veículo na direção que o motorista pretende e, desta forma, prevenir perda de controle (derrapagens).

Já deve ter dado para perceber que todas estão ligadas à segurança do veículo e, junto com outros sistemas, contribuem para que motorista e passageiros tenham mais segurança num caso de emergência ou tenham situações de risco mitigadas.

Como elas influenciam na escolha do carro? Simplesmente não há como definir, é uma questão pessoal de custo e benefício. Cada comprador deve analisar os seus cenários de aplicação do carro que está comprando e avaliar se vale a pena pagar mais para contar com estes itens de segurança adicionais.

Em tempo, existem outras siglas para outros sistemas de segurança veicular ativa e passiva.

Nenhum comentário: