Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


sábado, 11 de fevereiro de 2012

Carros claros podem gastar menos combustível por conta do funcionamento do ar condicionado?



Em teoria sim, mas nunca vi um estudo sério que fizesse uma medição confiável.

Podemos, entretanto, levar em conta que, em situações iguais, um carro de cor branca, estacionado ao sol ao lado do mesmo carro de cor preta, pode estar até 10 graus Celsius menos quente que o seu “irmão” preto.

A cor preta absorve mais calor, que é transmitido para o interior do carro. Neste caso, o carro branco, cuja pintura “reflete” mais o calor, teria menos necessidade de usar o sistema para condicionar o ar na temperatura adequada. Nesta situação, o carro branco tenderia a consumir menos combustível do que o preto, pois o compressor entraria menos, exigindo menos potência do motor.

Numa escala de cores, as mais claras, aplicadas na pintura dos carros, tendem a exigir menos do sistema de ar condicionado do que as cores mais escuras.

Nenhum comentário: