Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Qual a razão de baixar a pressão dos pneus para andar na areia?


A areia é um solo de baixa consistência e, portanto, facilmente “cavável” caso o pneu gire em falso. Ao baixar a pressão dos pneus eles aumentam a área de contato com a areia e, consequentemente, diminuem a pressão sobre o solo (lembra que pressão é força dividida pela área?). Com uma pressão menor sobre o solo, os pneus “cavam” menos e portanto, aumentam sua capacidade de se deslocar sobre a areia.

Não entenda isto como uma forma de colocar seu carro de rua na areia da praia, apenas baixando a pressão dos pneus, você vai atolar do mesmo jeito ! 
A dica é válida para veículos 4x4 (nem todos) e para buggies, que tem tração e pneus especiais para andar neste tipo de terreno.