Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Para que serve o ABS?



Numa frase curta, para aumentar a segurança das frenagens.

O ABS (da sigla em inglês para “sistema anti-travamento de freios”) conta com uma central eletrônica ligada a quatro sensores de velocidade, um instalado em cada roda.

Quando, ao freiar, uma das rodas gira mais devagar que as demais, a central interpreta que ela travou (ou vai travar) e reduz a pressão na linha hidráulica do freio daquela roda, reduzindo a capacidade de frenagem daquele freio e, desta forma, mantém a roda girando em velocidade igual às demais, desacelerando o carro.

Vale lembrar que o atrito de rolamento é bem maior que o atrito estático (veja artigo sobre o tema neste blog) e, portanto, manter as rodas aderentes ao solo, sem travar, garante frenagens mais eficientes.