Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O que é duplo comando de válvulas?


As válvulas de admissão e descarga dos motores são abertas pelos cames (excêntricos, com seção reta parecida com a de um ovo) instalados nos eixos de comandos de válvulas (veja imagem abaixo).

Nos motores mais modernos estes eixos foram “levados” para a parte alta do motor, que passaram a ser identificados do OHC (da sigla em inglês para comando sobre a cabeça).
Quando as válvulas são acionadas por dois eixos independentes, um para as válvulas de admissão e outro para as de escapamento, os motores passam a ser conhecidos como DOHC (da sigla em inglês para duplo comando sobre a cabeça).
Veja o artigo sobre o funcionamento do motor Otto, para melhor entender a função de cada válvula e de seu respectivo comando.