Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Como devo passar sobre os quebra-molas (lombadas)?


Devagar. Isto mesmo, bem devagar.

Sem piadas, não há evidências se é melhor “atacar” os quebra-molas na perpendicular ou na diagonal. Há algum tempo, um jornalista especializado publicou que era melhor fazê-lo na perpendicular, pois a estrutura do carro sofreria menos.

Como nos cursos de jornalismo não existem cadeiras de Resistência dos Materiais, nem tampouco de Cálculo Estrutural, posso quase que garantir que aquele jornalista “especializado” emitiu uma opinião baseado no ”achismo”.

Nunca vi publicado um estudo sério que comparasse os efeitos desta ou daquela maneira de submeter uma carroceria a este tipo de esforço. Uma coisa é certa, ao abordar na perpendicular, as duas suspensões dianteiras (o mesmo acontece com as traseiras) são estimuladas ao mesmo tempo, o que pode levar à um estímulo maior à carroceria, mas sem qualquer relação de causa e efeito que me leve a imaginar que isto seria pior que a abordagem em diagonal.

Você quer saber como eu passo? Nos quebra-molas suaves (base larga e pequena altura), passo na perpendicular, naqueles mal feitos (base estreita e grande altura), passo na diagonal.

Puro “achismo” de engenheiro (que entre outras matérias, estudou Resistência dos Materiais e Cálculo Estrutural e, também entre outros projetos, fez análise de elementos finitos de chassis de caminhão militar 6x6 5Ton).

Nenhum comentário: