Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Calibrar o pneu frio é importante?


Sim. Quando saímos com o carro pela primeira vez no dia, o pneu está na temperatura ambiente. Depois de alguns quilômetros, o contato com o asfalto, o atrito de rolamento e o calor gerado pela deformação do pneu e pelas frenagens, faz com que a temperatura do pneu se eleve muito.

Lembra a regra da Físico-Química P.V/T = P1.V1 /T1 ? Ela vale para o ar dentro do pneu. Só para exemplificar, um pneu que saiu da garagem a 23o Celsius e com 30 psi de pressão, depois de rodar um pouco e atingir 50 o vai estar com quase 33 psi de pressão interna.

Se rodar mais, num dia quente e 80 o vai estar com quase 36 psi de pressão interna.

Esta variação foi avaliada pelo fabricante do carro e do pneu para estabelecer a pressão adequada e, para criar um critério único de utilização, se referenciou a pressão nominal do pneu na sua condição fria (perto da temperatura ambiente).

Em tempo, psi é a abreviatura de pounds per square inch (libras por polegada quadrada) unidade de medida para pressão no Sistema Inglês de medidas.