Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Ainda o óleo para o motor.

Paulo Eduardo escreveu:
 
"Aproveito o momento pra acrescentar e esclarecer uma dúvida:
 
1) Se o lubrificante for de mesma classificação (API) , Grau de viscosidade (SAE) , e base (mineral ou sintetica) diferindo-se apenas a marca, a principio não vejo problema algum, pois a propria norma API determina que os oleos devem ser 100% compativeis, desde que ambos tenham as três mesmas características descritas acima....
 
2) No caso da Classificação API, obviamente devemos obedecer a mínima recomendada pelo fabricante do veículo/motor, utilizar classificação mais avançada (que naturalmente possui maior quantidade/qualidade de aditivos) certamente o motor vai "agradecer" a longo prazo, em termos de proteção ao desgaste e a corrosão causada pelos residuos da combustão.
 
Então, o que diz o manual do meu veiculo: Classificação API SE ou SF
                                                               Viscosidade: SAE30 ou 20W40
                                                             "Utilize óleo SAE 40 em regiões onde a temperatura ambiente média for maior que 25 graus celsius" (sic) 
 
Devido aos monoviscosos estarem praticamente extintos e a viscosidade 20W40 não ser mais disponivel comercialmente, só encontro as viscosidades 15W50 /ou 20W50. Qual dessas duas devo optar?
 
Parabéns ao seu trabalho"
 
Paulo Eduardo, obrigado pela minuciosa análise. Respondo que na falta do 20W40 especificado, qualquer uma das alternativas vai atender ao seu motor, o 15W50, com faixa mais larga (uma fração bem fluída e outras mais viscosa), já o 20W50 acrescentaria apenas a fração mais viscosa. Eu escolheria a primeira.