Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O que é um carro híbrido?


Nossos carros têm propulsão gerada pela queima de combustível num motor de combustão interna.

Os carros híbridos quebram este paradigma passando a usar também motores elétricos na sua propulsão, o que pode ser feito de duas maneiras:

- Híbridos de propulsão puramente elétrica
- Híbridos de propulsão mista, que envolvem o motor elétrico e o motor à combustão.

Os primeiros são conceitualmente mais simples, pois o motor aciona um gerador elétrico, que carrega as baterias, que alimentam os motores elétricos de tração. No Brasil a empresa Eletra fabrica ônibus com esta configuração.

Os de propulsão mista são mais complexos, combinam numa caixa especial o torque vindo do motor elétrico e o do motor a combustão, que também tem a função de carregar o banco de baterias, tudo controlado por um computador que gerencia a melhor distribuição de energia. Esta é a configuração do hibrido mais vendido do mundo, o Toyota Prius (aquele que o Lionel Messi ganhou depois de receber a Bola de Ouro em Tóquio depois do jogo contra o Santos).