Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


domingo, 4 de dezembro de 2011

Ferrari F 360 Modena F1 2004


Test-drive


km rodados – apenas uns 10 km
Local do teste – Gramado e Canela – Out/2010
Cenário de teste – cidade e vias expressas no Rio Grande do Sul.

Na direção – A direção é pesada e direta, transmite muito as irregularidades do solo, mas a sensação é de segurança, a Modena não balança nas curvas e reage bem ao volante, permitindo manobras rápidas. A posição de dirigir é esportiva, quase deitada. O rodar é áspero, mas o barulho (ou música para os aficionados) mascara qualquer desconforto. Mesmo com vários anos de uso, a Modena é o centro das atenções e desperta furor nos demais motoristas e pedestres. O barulho do escapamento F1 não serve para os tímidos, é impossível se passar desapercebido.

Do motor e câmbio – O V8, de 3,6 litros e 40 válvulas, é uma orquestra sinfônica tocando hard-rock (muita harmonia com muito barulho, mas música, sem dívida). Não há pedal de embreagem, a troca de marchas é feita nas “borboletas” atrás do volante (sobe na direita, reduz na esquerda). A aceleração é brutal e o controle de tração tem que trabalhar se o motorista der uma pisadinha a mais no acelerador (que poderia ser apelidado de gerador de prazer).

Da suspensão e do chassis – A suspensão é firme, chega a ser desconfortável, mas eficiente e coerente com a proposta do carro. É um carro de corrida, ajeitado para andar na rua, com algum conforto.

Do acabamento e conforto – O acabamento é muito bem cuidado, mas sem luxo (à moda dos carros esportivos italianos). Os materiais de são de ótima qualidade, o som é simples, o nível de ruído é muito alto (graças a Deus e sua criação divina, o V8) e a vida a bordo é difícil (mas ninguém quer parar de dirigir do carro). Com as portas grandes, mas baixas, entrar e sair requer flexibilidade e preparo físico. A sensação é de potência, mas o visual simples pode decepcionar os não iniciados em Ferraris.

Pontos fortes – É uma Ferrari. Desenho perfeito. Motor e câmbio brilhantes. Ronco do motor.

Pontos fracos – Não ser minha. Muito cara (mesmo depois de anos de uso, ainda vale mais do que 20 carros populares 0 km !