Benvindo ao Blog Carro Sem Dúvida !


Caro Leitor, gostaria muito de ouvir suas dúvidas automotivas e também sua opinião, seja sobre temas a tratar, carros a avaliar, tendências tecnológicas ou outro assunto afeto à temática deste blog. Alerto que algumas funções do blog não funcionam bem no Internet Explorer, use outro navegador.

Mande suas perguntas para blogdoronaldomartins@gmail.com. Terei prazer em responder.


O blog agora tem o seu próprio endereço, onde passarei a fazer os novos posts, em carrosemduvida.com, mas lá continuarei com as cinco linhas principais, as quais comento aqui abaixo e à esquerda.


Obrigado pela visita, Ronaldo Martins.


sábado, 31 de dezembro de 2011

Barulho no motor frio do Kia Picanto.


Meu amigo Guilherme me perguntou se é normal o Picanto da mulher dele fazer barulho forte no motor quando é ligado.
O Kia é um 2011/2012, tem pouco mais de 1000 km e o “sintoma” descrito é o seguinte: ao ligar o carro com motor frio há um forte barulho metálico aparentemente no interior do motor. Com o aquecer do motor o barulho para e se o carro for desligado e religado ainda quente, o barulho não aparece.
Mesmo sem ver o carro, minha resposta é que, definitivamente, isto não é normal. Ele deve levar o carro na concessionária.
É bem provável que seja um problema de lubrificação, causado por falta de óleo (Guilherme dê uma olhada no nível de óleo com o motor ainda frio e o carro na horizontal), ou por mal funcionamento da bomba de óleo ou ainda (menos provável) por entupimento de galerias de lubrificação, que com o aquecimento do óleo são minimizados pela sua melhor fluidez nesta condição.
Menos provável e bem fácil de identificar seria a hipótese do barulho ser originado em uma das correias, neste caso, é só dar a partida com o capô aberto e observar.
De qualquer forma, a concessionária tem obrigação de te resolver esta anomalia.